domingo, 27 de outubro de 2013

Alojamento

                                    Alojamento

Muito rústico, este animal adapta-se facilmente a qualquer ambiente, exigindo apenas um local bem seco e que receba luz do sol direta durante uma boa parte do dia. Não requer quaisquer instalações especiais ou técnicas difíceis de manutenção. Basta um espaço onde possa organizar a sua rotina diária composta de passeios e brincadeiras além da higiene própria. Alguns criadores recomendam, para um casal, um espaço de cerca de 3200 cm² sem teto e com uma vedação baixa.Para um porquinho pode ser  90x90 ou se quiser que seu bichinho tem um lugar maior pode ser 1 metro x 1 metro.
 Obs: Só não deixem eles em um dia quente perto de lugares onde tenha essa luz pois o da minha tia morreu assim.


Este e o futuro cercadinho da Tutty. Eu ainda não comprei o soft




Raças

Raças Conhecidas:


   Inglês , Absinio,  Angorá  ,Peruano,  Sheltie,  Texel , Alpaca , Coronet , Merino,  US Teddy ,    Baldwin  e  Skinny.




Raças de Pelos Longos


Peruano

A mais antiga das raças de pelos longos. Com 2 rosetas no dorso e uma na testa, barba e franja. 
    
                                                        

Sheltie

Pelos longo e liso, sem rosetas e o pelo da cabeça acompanha o restante do corpo, não formando franja. 
      

 

Coronet

 Pelo liso, comprido e com uma típica coroa na cabeça. O pelo da face é curto, mas podem ter bochechas com barba. Começando a serem criados no Brasil.

     


Alpaca

 Pelo comprido encaracolado e duas rosetas nas costas com uma franja. Esta raça é originária da Inglaterra. Os primeiros exemplares da raça já estão nascendo no Brasil.
     

Texel

 Pelo comprido e encaracolado, mas sem rosetas. Na face o pêlo é curto e áspero. Os bigodes são encaracolados.  O pêlo no peito é encaracolado. Bons caracois no peito quando o animal é jovem, indicam um exemplar de boa qualidade em adulto. A mutação responsável pelo pêlo encaracolado é recessiva. Já existem alguns exemplares se reproduzindo no Brasil. 



Merino
 Merinos são originario do cruzamento de Coronet com Texel. Tem  o pêlo comprido e encaracolado do Texel e a coroa do Coronet. Os primeiros exemplares estão começando a nascer no Brasil.


Lunkarya
A raça teve origem na Suécia onde em 1986 o primeiro porquinho com a nova mutação foi descoberto.  É u no Brasilma raça muito semelhante ao Texel, mas nesse caso a mutação responsável pelo pêlo encaracolado é dominante. Essa raça ainda não existe no Brasil.


Angorá
 Raça de pelos semi-longos com rosetas pelo corpo. As rosetas devem estar posicionadas simetricamente. O pêlo não deve ser mais longo que a distância ao chão. Tem pêlo curto na cabeça, barriga, patas e traseiro, e partes de pêlo longo nas costas. Bastante comuns no Brasil, mas não é uma raça reconhecida oficialmente. 



Mohair
 Com Originário do cruzamento de Texel com Angorá. Com pelos semi-longos, com rosetas pelo corpo e pelos encaracolados. Não é uma raça reconhecida oficialmente.

Raças de Pelos Curtos


Inglês

 Pelo liso e curto. Deve mostrar um crescimento na horizontal (da cabeça para trás). São os mais comuns. É o tipo de pêlo original da raça selvagem de porquinhos. 



Ridgeback

Apareceu recentemente na Inglaterra. Ainda raro no Brasil. As suas características são pêlo liso com um crista distinta nas costas. O pêlo é curto. Tem um temperamento muito tranquilo, silencioso e dócil.

 


Abissinio 

 É a mais antiga de todas as raças de criação e é originário da Inglaterra. O pêlo é curto e áspero com  redemoinhos ao longo do corpo.  Nos porquinhos jovens, o pêlo é mais sedoso e torna-se mais áspero com o crescimento. 



Peruano de Pelo Curto
 Tem as mesmas caracteristicas que o Peruano. Duas rosetas no dorso e uma na testa,mas com pelagem curta. Não é uma raça reconhecida, mas está a caminho do reconhecimento.



English Crested (Coroado Inglês)
 Como o nome diz é uma raça originária da Inglaterra. Os pelos são curtos e lisos e eles tem uma coroa na testa. Essa coroa tem sempre a mesma cor da pelagem.

American Crested (Coroado Americano)
Raça originária da América, de pelagem lisa e curta com uma coroa na cabeça como o English Crested, mas nessa raça a coroa é sempre branca. 

US Teddy (Teddy Americano)

Pelagem muito curta e espetada, bigode encaracolado e pelos lisos no peito .

CH Teddy (Teddy Suiço)

Raça recente.Tem pêlo é áspero, tem mais ou menos 6 cm de comprimento e sem redemoinhos. Alguns exemplares podem apresentar uma coroa na testa, ,mas fica quase invisível em animais adultos. São ligeiramente maiores que a maioria das raças e possuem corpo forte e cabeça larga e arredondada. 

REX
Porquinho de pelos curtos, espetado, encaracolado no peito e no bigode. O filhote nasce com o pelo macio que vai se modificando até se tornar aspero. Raça originaria da Inglaterra. Ainda não existe no Brasil.


Cuy Peruano

 Criados em escala comercial para corte. Sua carne é muito apreciada no Peru, Bolivia, Colombia e Equador. Seu tamanho é muito maior do que de outras raças.




Se divide em 3 raças:

Raça Peru
Raça precoce, com grande desenvolvimento muscular e rapido ganho de peso. Pelagem curta, dourada e branca. Podem ter pelagem lisa ou com rosetas na cabeça, orelhas grandes e caidas e olhos negros ou vermelhos. Os adultos pesam em média 2,5 kg e os filhotes nascem com o peso médio de 170gr.


Raça Andina

Sempre apresentam apenas pelagem branca, curta e sem rosetas e olhos negros. O peso médio do adulto é de 2 kg e os filhotes nascem em média com 115 gr. São muito prolificos. 


Raça Inti
Resistentes e de facil adaptação. Muito prolificos. Tem em média  4 filhotes por ninhada. O peso médio do adulto é de 2 kg. De pelagem curta, lisa, branca e creme ou creme. 





   
Raças sem Pelos

Essas raças sem pelos tiveram a sua origem no final dos anos 70 em porquinhos criados em laboratórios. A ausencia de pelos ocorre graças a uma mutação natural e não a  manipulação genética.
Devido à ausência de pêlo tem mais chances de sofrer arranhões e são mais sensiveis ao sol e as mudanças de temperatura. Seu metabolismo é mais elevado porque precisam de mais energia para  manter a temperatura do corpo, por isso precisam ingerir uma quantidade maior de alimentos. 


Skinny

 Não são completamente pelados. Têm um pouco de pêlo nas patas e focinho Tambem podem ter alguns pelos no dorso e bigodes  O gene skinny é recessivo. Já existem exemplares da raça no Brasil.



Baldwin

 Nascem com pelos, mas após os 7 dias de vida começam a perdê-los até ficarem completamente pelados. Perdem inclusive os bigodes. São menores e mais sensiveis do que os Skinnies e a sua saúde é mais delicada. Ainda é uma raça muito rara no Brasil














sábado, 26 de outubro de 2013

Bem vindos!!


Ola pessoal , criei esse blog especialmente para falar dos porquinhos da india , animais tão fofos que podem ter varias raças . Logo postarei sobre minha porquinha a Tutty .  Espero que gostem da pagina!!

Tudo sobre eles

.                                          Porquinho da India
porquinho-da-índia ou preá-da-índia ("Cavia porcellus") é um roedor sul-americano da família dos caviídeos, existindo actualmente apenas como animal doméstico.Algumas pessoas dizem que porquinhos da india são ratos, isso é mentira ,eles sao especie de roedores.


                                                     

                                      Historia
Apesar do seu nome comum, o porquinho-da-Índia não é suíno, nem tampouco indiano. O nome deve-se ao fato de originalmente provirem das chamadas "Índias Ocidentais", onde alguns povos ameríndios, no período da colonização, os criavam para deles se alimentarem.
Os europeus tomaram contacto com o animal desde o século XVI, ao atingirem os domínios do Império Inca. O animal era denominado pelos indígenas como "Cuí", por causa dos gritos curtos que emite, tendo-o adotado como mascote.
Ao chegarem à Espanha, os porquinhos-da-índia tornaram-se moda, vindo a espalhar-se por toda a Europa como animais de estimação.
Com relação ao seu nome em língua inglesa, "guinea pig", existem duas teorias:
  • a de que as embarcações inglesas por fazerem escala na costa da Guiné, deram às pessoas a ideia de que os animais eram originários daquela região (e não da costa pacífica sul-americana); e
  • ao preço cobrado pelos marinheiros ingleses pelos animais, um guinéu, moeda de ouro utilizada à época.
Desde o século XIX estes roedores vem sendo utilizados em estudos experimentais de laboratório, por isso são também conhecidos pelo nome de cobaias, termo que, por vezes, também é utilizado para designar os hamsters.

                             Características
Os porquinhos-da-Índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a cinco filhotes por ninhada. Para o primeiro acasalamento, recomenda-se que o macho tenha de três a quatro meses e as fêmeas de três a sete meses (jamais depois de sete meses). O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. O tamanho dos filhotes, ao nascer, é de 7,62 cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas.
Os machos chegam a pesar entre 1 kg e 1,4 kg e a medir 35 cm quando adultos. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 25 cm de comprimento e com entre 800 e 900 g de peso.
São vivazes e dóceis, raramente mordendo, a menos que se sintam ameaçados. Adaptam-se bem ao cativeiro e são alimentados com ração de coelho peletizada, feno ou capim, legumes (exceto alface, que pode causar-lhe diarréia) e frutas frescas. Recomenda-se a introdução do brócolis e da couve-flor na sua alimentação, por causa da quantidade de vitamina C que oferecem. Alimentos novos para o animal devem ser-lhe apresentados aos poucos, uma de cada vez, observando-se a reação.